Monopólio: Implicações para o consumidor
São Luís
2014
Monopólio é uma palavra de origem grega: monos = um e polein = vender, e consiste basicamente em um modelo de estrutura de mercado em que uma única empresa supre todo o mercado. A prática do monopólio é ilegal, mas muitas empresas encontram maneiras de burlar as leis dos países nos quais estão instaladas. Mesmo sendo a livre concorrência um dos primórdios do capitalismo, muitas empresas praticam algum tipo de monopólio com o objetivo de lucros cada vez maiores. O monopólio pode ser executado de muitas maneiras e com vários nomes diferentes. A forma mais atual é o oligopólio. A distinção entre um e outro está no número de empresas envolvidas. O monopólio é praticado por uma única empresa e o oligopólio, por várias.
Formas de Monopólio
Truste: fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado. Existem dois tipos de trustes: o vertical, que é constituído por empresas que trabalham em diversos ramos; e horizontal, que é constituído por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos.
Cartel: é um acordo entre concorrentes para fixação de preços praticados a fim de não haver variação dos mesmos, dessa forma exerce também domínio na oferta de um determinado produto. Holding: forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas. A holding administra e possui a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo. Há duas formas de aplicação do holding: a pura (participa apenas no capital de empresas) e a mista (participa financeiramente e também produtivamente).
Exemplo Histórico
A Lei do Chá
Foi uma lei criada pelos britânicos em 1773. Ela aumentou consideravelmente a taxa de aquisição de impostos sobre a comercialização do chá, que era muito consumido nas