lobo temporal
Escrito por michelle kerns | Traduzido por luiz filipe neves gonçalves
O lobo temporal é uma das quatro seções, ou lobos, que compõem o córtex cerebral no cérebro. Localizado nas regiões baixas dos dois lados do córtex, o lobo temporal é essencial no processamento de estímulos sensoriais, tanto dos olhos quanto dos ouvidos. Ele ajuda na coordenação da fala e na navegação espacial, e contém as estruturas cerebrais responsáveis pela memória de longo prazo.
Processamento auditivo
O lobo temporal contém uma seção do cérebro conhecida como córtex auditivo primário. Essa região é responsável por receber e interpretar as informações transmitidas por receptores auditivos. Certas porções do córtex auditivo respondem a tons e frequências de sons diferentes; além disso, essa parte do lobo temporal ajuda o cérebro a determinar a localização de um som. Ainda que partes de outros lobos do cérebro possuam um papel vital no processamento auditivo, o lobo temporal é o mais importante.
Fala
O lobo temporal localizado no lado esquerdo do córtex cerebral é essencial para a fala. Esse lobo temporal esquerdo contém a área de Wernicke, uma porção do cérebro que é largamente responsável por controlar o processamento mental necessário para a fala, incluindo a compreensão e a memória verbal.
Processamento visual
As porções mais baixas do lobo temporal são responsáveis pelo processamento e interpretação de informações do sistema visual, especialmente os tipos mais avançados de memória visual. Essa porção do lobo temporal contém a rede de neurônios necessária para que um indivíduo perceba e lembre de objetos, rostos, detalhes e cenários detalhados.
Memória
O hipocampo se localiza no lobo temporal; essa estrutura é uma das partes mais importantes do córtex, envolvida na retenção de memória de longo prazo. O hipocampo não é encontrado na região externa do cérebro, mas sim dentro do próprio lobo, e ele permite que uma pessoa retenha novas memórias ao