MONOPSÔNIOS E OLIGOPSÔNIOS
Marco Antonio Piva de Lima
Acadêmico de Direito / Contabilista
SUMÁRIO
- 1 – CONCEITO ................................................................................. 2
- 2 – NA LEGISLAÇÃO ....................................................................... 4
- 3 – OS EFEITOS PRODUZIDOS NO MERCADO ........................... 10
- 4 - CONCLUSÃO ............................................................................. 12
- REFERÊNCIAS ........................................................................... 14
1- CONCEITO
O que é monopsônio e oligopsônio?
Monopsônio e oligopsônio são mercados típicos da concorrência imperfeita.
Monopsônio é um tipo de mercado caracterizado por um único comprador. Estrutura de mercado caracterizada por um único comprador de bens e serviços, e diversos fornecedores. Existe então, a grande probabilidade de, em termos de preço, o comprador determiná-lo. O termo foi introduzido por Joan Robinson .
Via de regra, é representado por empresas estatais ou de economia mista (municipais, estaduais e federais), a mencionar, obras de metrô em grandes centros (equipamentos de perfuração do solo), ou uma região produtora de leite, porém com um único laticínio (usina) onde este leite possa ser processado. Esta empresa será única opção de venda para os produtores, e, sendo assim, terá condições de impor preços para a compra do leite.
Oligopsônio é um mercado formado por um pequeno número de compradores de determinado produto e assim, responsável por uma parcela expressiva das compras ocorridas no mercado. É o mercado onde existem poucos compradores para muitos vendedores. Mesmo raciocínio acima.
Exemplo claro é a indústria automotiva. Note-se que existem algumas poucas indústrias desse ramo e que elas compram praticamente toda a produção das