Etapa 3 atps economia
Sabemos que na atual realidade, a cada dia que passa, a disputa de mercado está mais acirrada. Com a globalização é preciso se adaptar ao meio para que as empresas consigam sobreviver a tantas turbulências.
É o que mostraremos neste trabalho.
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios.
Falaremos neste trabalho sobre produção e o mercado sob concorrência perfeita e monopolista. Relataremos exemplos sobre monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio e seus impactos para o consumidor.
Monopólio
Situação onde uma única empresa detém o mercado de determinado produto ou serviço, impondo o preço aos que a comercializam. Quando há uma situação de concorrência perfeita, a existência de concorrentes evita a fixação arbitrária de preços, estabelecendo-se de acordo com as condições do mercado e com a tendência de permanecer em patamares próximos ao custo de produção das mercadorias. Observe que em uma estrutura de mercado em concorrência perfeita temos um grande número de firmas elaborando um bem homogêneo. No monopólio temos apenas uma firma. A firma em concorrência perfeita controla apenas a quantidade produzida, enquanto a firma em monopólio controla a produção ou o preço.
Exemplos de empresas que trabalham com monopólio:
* Antiga Telebrás
Monopólio governamental disfarçado, onde o governo mantém o controle efetivo da empresa monopolista e impõe restrições que impedem na prática a entrada de concorrentes no mercado.
* Standard Oil - EUA
Um exemplo de monopólio por eficiência. Reduziu o preço de produtos refinados de petróleo em cerca de 80% nos dez anos entre 1864 e 1874, enquanto comprava todos seus concorrentes e tinha os lucros fabulosos que fizeram a fortuna lendária de John D. Rockefeller.
O monopólio gera um impacto para o consumidor, pois os preços não variam um para outro, sendo assim