Monografia
O presente trabalho pretende mostrar a importancia sobre as vantagens ambientais, econômicas e sociais através da obtenção da certificação da norma ISO 14000 pelas empresas,de construção civil, assim como as possíveis desvantagens causadas pelas empresas do mesmo ramo que não dão a devida importância aos aspectos ambientais em toda a cadeia produtiva.
Com os resultados dos métodos de execução usados na construção civil pelas empresas atuantes no setor de vendas e prestação de serviços, O meio ambiente é diretamente afetado, por isso precisa ser preservado com o intuito de reduzir os impactos ambientais causado por suas funções, o método deste trabalho teve como base um estudo de caso, que analisou as práticas de Gestão Ambiental adotadas em uma construtora do ramo de venda no varejo,e prestação de serviços que colaborou com as informações relacionada com as práticas que devem ser adotadas pelas empresas da construção civil.
Segundo José Carlos Barbieri, (BARBIERI, 2007). Quando haverá qualquer proposta de gestão ambiental será incluido no mínimo três dimensões: a dimensão espacial que está ligada a sua abrangência; a dimensão temática que está ligada às ações a que é destinada; e a dimensão institucional que se relaciona com o agente da ação.
O objetivo geral do trabalho foi avaliar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado em uma construtora, baseado na teoria da ISO 14000. Os objetivos foi buscar identificar os benefícios já alcançados com o SGA, identificar as práticas de gestão ambiental implantado pela empresa
A teoria do trabalho é entender e identificar os princípios de Gestão Ambiental e suas práticas no Sistema de Gestão Ambiental. O resultado desse estudo indicou que a construtora que é recém criada no ramo de construção civil, já adotou práticas no seu Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a Norma ISO 14004 e já obteve bons resultados
TCC sistema de gestão ambiental em empresa de construção civil
José Carlos