Pré- projeto
1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 3
2.1 Objetivo geral 3
2.2 Objetivos específicos 3
3 HIPÓTESES 4
4 JUSTIFICATIVA 5
5 MATERIAIS E MÉTODOS 6
6 RESULTADOS ESPERADOS 7
7 CRONOGRAMA 8
8 ORÇAMENTO 9
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
Myracrodruon urundeuva Fr. All. (Anacardiaceae), conhecida popularmente como aroeira ou urundeúva, é uma espécie decídua, heliófita e seletiva xerófita, é muito utilizada para o fornecimento de madeira, como planta medicinal, na indústria de curtimento de couro, na arborização de ruas e praças, sendo ainda de interesse na apicultura, desta forma, vem sofrendo um processo de exploração intensa e de forma predatória. E em decorrência dessa ampla utilidade e exploração, a espécie foi incluída na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, na categoria vulnerável (PACHECO et al., 2006).
Este processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos (MARTINS, 2001).
Essa devastação que ocorre no Brasil e demais países tropicais aumenta a intensidade, o volume e a concentração das chuvas durante o verão acarretando um intenso processo de erosão dos solos, e que se agravam ainda mais quando se trata de áreas com topografia inclinada ou sem cobertura vegetal.
Kageyma et al. (1989) relata que diante dessas conseqüências uma das medidas a ser adotadas para proteção dos recursos hídricos de bacias hidrográficas alteradas seria a recomposição das matas ciliares através do reflorestamento com a utilização de espécies nativas da região, visando-se, entre outros aspectos, a obtenção de benefícios como à contenção da erosão, e a recriação da biodiversidade.
Lorenzi (2002) propõe que um dos sistemas utilizado em reflorestamento é o plantio convencional que consiste no preparo intensivo do solo através do