Monografia sobre o terrorismo
O Terrorismo é uma realidade no mundo atual, onde um indivíduo, grupo, ou até mesmo Estado1, fere os princípios e direitos fundamentais e sociais de uma sociedade para, de forma coercitiva e violenta, alcançar seu objetivo, de cunho Político e Religioso2, ou ainda Ideológico3. Em 2005, Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU na época, propôs que a Organização definisse o Terrorismo como "qualquer ato com intenção de ferir e matar civis para pressionar governos, organizações ou populações"4. Mas não bastando causar ferimentos e mortes, eles buscam também causar terror destruindo prédios e outros bens, como no fato histórico do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center, Estados Unidos.
Como forma de repressão a tais atos, autoridades públicas (Policiais, Ministério Público, Judiciário,...) limitam a integridade física e a liberdade de um indivíduo ou grupo, o que pode, de um lado, ferir os Direitos Humanos inerentes aos suspeitos e acusados de terrorismo, mas do outro, preservar a vida e os direitos de um grande número de pessoas.
O Brasil é um país com grande potencial econômico, com um bom índice de desenvolvimento e com riquezas naturais. Conquistamos o direito de sediar dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol da Fifa em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Tais eventos recebem autoridades, grandes personalidades e pessoas de todo o mundo, o que gera uma atenção global e grande investimento interno e externo5.
Embora o Brasil não seja palco de atos terroristas, gera uma grande oportunidade de grupos terroristas se manifestarem, uma vez que o mundo inteiro estará acompanhando tais eventos e poderá receber suas mensagens de cunho político, religioso ou ideológico. Esses grupos se valem de atentados violentos à segurança e à vida de pessoas, podendo atingir brasileiros e estrangeiros, inclusive os atletas. Deve-se tomar como lição o ato terrorista do grupo palestino Setembro Negro, que