MONOGRAFIA MESTRADO 1
REDE INTERNACIONAL DE ENSINO LIVRE
OBESIDADE E PSICANÁLISE
A eficácia do atendimento psicanalítico frente ao crescente índice da obesidade mundial
Monografia apresentada como conclusão
Do Curso de Mestrado em Psicanálise da Rede
Internacional de Ensino Livre, para emissão de
Título e Certificados.
MARCELO LOPES RODRIGUES
Ituiutaba
COPIADORA CASA BRANCA
2012
DEDICO
À Izamari, mãe querida e dedicada, que este trabalho não seja o único, sem sua orientação e acompanhamento não teria chegado até aqui.
Às minhas filhas, Gabrielle e Izabelle, razões ímpares de meu esforço e dedicação.
À esposa Gisele, pelo seu incentivo e entusiasmo.
A todas as pessoas que confiaram em meu trabalho até este momento.
Aos Amigos que tiveram muita paciência.
A você Luiz, pelo empenho e dedicação em busca de meu crescimento.
Rodrigues, M. L. Obesidade e Psicanálise: A eficácia do atendimento psicanalítico frente ao crescente índice da obesidade mundial. International College of Open Courses – Rede Internacional de Ensino Livre. Ituverava, 2012.
Resumo
Pesquisas recentes mostram que a obesidade é, em grande parte, o produto da vulnerabilidade genética mediada por um ambiente promotor da doença, o que sugere que os modelos biológicos podem ser mais úteis que os psicológicos para entender seu início e manutenção. No entanto, entre os pacientes que procuram tratamento, a obesidade tem sido associada a outros transtornos psiquiátricos, especialmente à depressão, o que sugere que a comorbidade psiquiátrica deve ser considerada na avaliação e no manejo clínico. Além disso, embora a obesidade não seja em si mesma um transtorno alimentar, um subgrupo de indivíduos obesos, incluídos aqueles com o transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) e com a síndrome do comer noturno – SCN (night eating syndrome – NES) sofrem de transtornos alimentares. Psiquiatras e Psicanalistas podem e devem ter