monografia menbros superiores
CONCEITO
Os ossos dos membros superior podem ser dividido em quatro seguimentos: cintura escapular, braço, antebraço e mão, todos pares.
1ºCintura escapular: escápula e clavicular.
2ºBraço: úmero.
3ºAntebraço: ulna e rádio.
4ºOssos das mãos: carpo, metacarpo e as falanges.
CINTURA ESCAPULAR
A cintura escapular possui dois pares de ossos: uma clavícula e uma escápula, sendo um de cada lado. A clavícula mede aproximadamente quinze centímetros de comprimento parecendo ser reta se vista em sua porção anterior, porém é curva quando vista superiormente. A extremidade esternal é convexa anteriormente e a extremidade acromial é convexa posteriormente. A superfície superior é lisa e a extremidade inferior é rugosa; a extremidade esternal é mais grossa e a extremidade acromial é mais achatada.
A escápula é um osso triangular, plano, que possui duas faces: a costal, localizada próxima às costelas e a dorsal; possui três bordas, a medial, a lateral e a superior, e três ângulos, o superior, o lateral e inferior. A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da espinha se encontra a profunda fossa supra-espinhal, abaixo dela se encontra a menos profunda fossa infra-espinhal, que não deve ser confundida com a fossa subescapular, localizada na face costal da escápula. O processo coracóide da escápula tem a forma de um dedo curvado, tem sua projeção para frente, por baixo da clavícula e na direção da cabeça do úmero. Há duas superfícies articulares, uma no acrômio, para receber a clavícula, e outra no ângulo lateral, a pouco escavada cavidade glenoidea, que recebe a cabeça do úmero. A cintura escapular possui sete articulações, que são: glenoumera; supraumeral; acromioclavicular; escapulocostal; esternoclavicular; esternocostal; e costovertebral
Articulação Glenoumeral:
É uma articulação esferoide, articulando-se numa cavidade correspondente. Neste caso é formada pela cabeça do