Monografia livro til josé de alencar
Beatriz Marostegam
Dieimi Arcangelo
Larissa Watterson
2º ano A Ensino Médio
Til
José de Alencar
Pirassununga 2012
Centro Educacional SESI 390
Beatriz Marostegam
Dieimi Arcangelo
Larissa Watterson
2º ano A Ensino Médio
Til
José de Alencar
Seminário sobre o livro Til de José de Alencar, apresentado á matéria de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sob orientação da professora Monica.
Pirassununga 2012
Introdução
Publicada pela primeira vez em 1872, Til, ao lado de O gaúcho, O sertanejo e O tronco do ipê, faz parte do regionalismo de José de Alencar e, desta vez, é o interior paulista o cenário da narrativa.segredos de família, desencontros amorosos, renuncias e arrependimentos constituem o seu enredo, protagonizado por Berta, moça "pequena, esbelta, ligeira, buliçosa".
Til é o apelido de Berta, moça órfã adotada por uma família humilde que "a todos queria bem, e sabia repartir-se de modo que dava a cada um seu quinhão de agrado". Berta é o estereótipo de heroína romântica e não apenas, nem preponderantemente, por seus atributos físicos, pela beleza cantada pelo autor. Berta é moralmente a representação da heroína romântica perfeita: tende a pensar mais nos outros do que em si, demonstra piedade até para com as criaturas aparentemente mais inescrupulosas, divide suas atenções e o pouco que tem com os desvalidos, como Brás e Zana, ambos com problemas mentais, e é capaz de abrir mão do objeto do seu amor por amizade.
Afora o enredo tipicamente romântico e os seus personagens marcantes, de considerável fixação social, o mérito de Til vai muito além: canta e valoriza elementos da cultura brasileira em formação, ao passo que documenta minuciosamente ( de acordo com a ótica romântica ) o cotidiano de uma fazenda paulista do século XIX. Os tipos brasileiros - o capataz, o "sinhô", os escravos e seus costumes, a mocinha - e os hábitos do campo - mais livres se comparados aos urbanos, cuja etiqueta exige mais