Monografia Letras
O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre o ensino da gramática nos ensinos Fundamental e Médio nas escolas e a dificuldade e desencontro dos alunos da Educação Básica com a língua materna.
Como ensinar gramática nas escolas? Linguistas e gramáticos defendem seus pontos de vistas. Sendo em escola pública ou em escola privada uso da gramática no ensino da Língua Portuguesa vem gerando muitas polêmicas, de acordo com Geraldi, 1987: “O ensino da língua foi desviado para o ensino da teoria gramatical” . O que tem acontecido, na verdade, é que os alunos se perdem em teorias gramaticais e não conseguem construir se próprio texto, ordenar suas ideias ou até mesmo entender um enunciado, esse despreparo geral resulta em reprovações, principalmente em concursos e frustrações por não conseguirem superar as dificuldades da língua materna. Segundo Bechara, 2000 “O Coloquismo, ... o resultado é que os alunos, não sendo alertados...têm perdido o contato com tradicionais textos clássicos e, com isto, a oportunidade de extrair deles subsídios... no campo da sintaxe e do léxico”.
Segundo Câmara,1970 “... a lingüística tem a seu lado uma disciplina normativa,...a gramática normativa tem o seu lugar e não se anula diante da gramática descritiva...”. Não há dúvida que o ensino da gramática não pode ser totalmente abolido das escolas, mas sim repensado, sabendo separar, inteligentemente, o que é mais útil, o que é necessário dominar na ortografia, na concordância para que o aluno consiga redigir com clareza, propriedade e correção um texto, como podemos ver na seguinte citação:
A gramática deve conter uma boa quantidade de atividades de pesquisa,que possibilitem ao aluno a produção de seu próprio conhecimento lingüístico, como uma arma eficaz contra a reprodução irrefletida e crítica da doutrina gramatical normativa. (BAGNO, 2000, p. 81)
Mas hoje nos deparamos com uma realidade dentro das escolas que, talvez por uma interpretação errônea das propostas para