Manual Monografia
O conjunto de disciplinas sobre Monografia, que compõe o nosso Curso de Licenciatura em Educação Física, tem como justificativa a preparação efetiva da execução de uma monografia, para apresentação no oitavo semestre do Curso corrente.
O objetivo deste manual é orientar o aluno para a elaboração da monografia a ser executada na disciplina Seminário de Monografia. Para tanto este manual está dividido em duas partes distintas:
Primeira: orientações gerais, sobre a elaboração lógica e intelectual da monografia científica.
Segunda: orientações específicas, de caráter operacional, sobre a publicação da monografia científica.
Este manual está baseado em outros dois, um do Curso de graduação em Educação Física de Muzambinho e no manual do Curso de graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
2.0 Primeira Parte
2.1 O que é a monografia
O termo monografia designa um tipo especial de trabalho científico. Considera-se monografia aquele trabalho que reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado1.
Assim, um requisito básico, pelo qual a monografia é caracterizada, é abordar um único tema, assunto ou problema (etimologia: monos - um só). Porém, acrescente-se que a abordagem destes não pode advir da inspiração intuitiva e espontânea, mas da “(...) obediência a um plano de aplicação de um método”2, caracterizando desta forma, outro quesito essencial da monografia: a metodologia, a qual deve atender às exigências impostas pela investigação científica - o raciocínio lógico e o rigor acadêmico.
2.2 Fases da elaboração de uma monografia científica
Conforme as características, objetivos e métodos empregados, os momentos da elaboração de uma monografia científica podem variar, porém, há certa concordância quanto à existência de fases que podem ser consideradas quase que universais, em sua execução.
A monografia não pode ser calcada no espontaneísmo, na intuição, pois exige