Monografia Juridica I
1 – INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO
1.1 – Regra Essencial: a introdução e a conclusão são os últimos elementos de um projeto e de um trabalho científico a ser elaborados, pois o primeiro sistematiza a ideia geral da pesquisa instigando a curiosidade do leitor pelo conteúdo do trabalho a ser elaborado. Por sua vez, a conclusão é o elemento que, além de retomar a essência fundamental do trabalho, traz consigo o resultado da pesquisa de forma sistemática.
1.2 – Importância:
a) A importância técnica da introdução e da conclusão decorre da exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pela padronização das normas de elaboração de trabalhos científicos.
b) Importância Psicológica: Ambos são meio construtivos da ideia de pesquisador/aluno, alcançada a partir da organização textual inicial (Introdução) e final (Conclusão). Daí advém o senso organizacional, que edifica a noção de inicio, meio e fim do trabalho científico.
1.3 – Qual a diferença entre problemática e problema:
a) Problemática: É o caminho que o pesquisador tem que percorrer até chegar ao questionamento base da pesquisa, que é o problema, ou seja, quais foram às motivações, as causas para o surgimento daquela tese. O pesquisador então antes de apresentar o problema deverá descobrir sobre as etapas que culminaram na definição do questionamento.
b) Problema é o questionamento base da pesquisa, é a essência do trabalho científico elaborado pelo pesquisador.
1.4 – Diferença entre introdução e problemática:
A introdução é feita a parti da junção de todos os elementos essenciais do trabalho científico (Problemática/Problema, Justificativa, hipóteses, objetivos, referencial teórico, metodologia e organograma).
Obs.:
Problemática Caminho;
Tema Assunto genérico;
Problema Questionamento.
2 – JUSTIFICATIVA
Justificativa Importância
Relevância Científica e Viabilidade do Projeto.
Consiste nas razões para a realização da pesquisa, atreladas à relevância científica e a