Monografia - Indisciplina Escolar
Esta monografia apresenta, inicialmente, uma síntese de todos os principais aspectos da indisciplina escolar (conceitos, manifestações, etc.). Em seqüência, explana, de forma mais aprofundada, os motivos e causas da indisciplina nas escolas. Assente nessa exposição do tema, passa-se, então, às soluções encontradas para os vários motivos da indisciplina escolar, seja ela oriunda da desestruturação familiar, do não-acolhimento correto da escola e professor e da desvalorização dos princípios morais em que a sociedade se encontra.
Por fim, conclui-se propondo resoluções de tais problemas disciplinares.
Palavras-chave: Indisciplina. Disciplina. Limites. Prática docente. Educação moral.
lista de abreviaturas e siglas
Art. - artigo
sumário AGRaDECIMENTOS 5 lista de abreviaturas e siglas 7 sumário 8
1 INTRODUÇÃO 9 2 CONCEITO DE DISCIPLINA E INDISCIPLINA 11
7 Conclusão 43 REFERÊNCIAS 44
1 INTRODUÇÃO
Nossas escolas estão vivendo um momento crítico, principalmente na questão da disciplina. Tal situação persiste e vem aumentando há quase duas décadas.
Por um lado, na escola, são vividos os problemas sociais: nossa sociedade está atravessando um período de turbulência no que diz respeito à violência, ao medo que se faz presente diuturnamente em todos os aspectos da vida social, haja vista que os meios de comunicação anunciam diariamente várias situações de violência, o que se traduz um aumento de excessivo de criminalidade. Nesse cenário, a escola procura dar conta de seu papel de formar o aluno, preparando as novas gerações para exercer o comando da sociedade.
Por outro lado, vários dispositivos legais são criados para fazer funcionar regras e leis como garantia de uma retaguarda ao desenvolvimento da criança. No entanto, a escola não está conseguindo dar conta dessa atribuição como deveria. Está