Educação
É fundamental que a escola estabeleça regras e regulamentos para que trabalho educativo seja realizado de forma organizada e coerente. Entretanto, o que nos preocupa é como as regras são elaboradas e aplicadas,pois observamos que as regras quase sempre partem das instituições escolares, sem a participação dos alunos e muito menos, sem levar em conta a realidade sóciocultural que está inserida.
A maioria das escolas enfrentam um sério desafio que é aprofundar os conhecimentos sobre as causas da indisciplina e, sobretudo conhecer as raízes deste mal que recai sobre aqueles que são rotulados de indisciplinados, enfatizando a importância do posicionamento dos professores e dos alunos perante esta questão.
Esta pesquisa tem como objetivo refletir e contribuir sobre um grande problema emergente nas escolas, tanto em âmbito privado como público:a indisciplina.
2. TEMA
A construção da disciplina na sala de aula de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, numa escola particular de classe média.
3. PROBLEMA
Quais os fatores que geram a indisciplina numa turma d 5º ano do ensino funfamental, numa escola particular de classe média?
4. HIPÓTESE
Se envolvermos os alunos na elaboração das normas e regras de condutas escolares, provavelmente poderemos obter uma maior disciplina por parte deles.
5. JUSTIFICATIVA
A indisciplina na sala de aula tem sido alvo frequente de queixas entre professores de escolas públicas e privadas, sendo inclusive motivo para encaminhamento de alunos para psicólogos.
Os professores atribuem aos pais, que não impõem limites e não oferecem bons exemplos, os problemas de disciplina que seus filhos enfrentam na escola.
O modelo de família ideal e de um aluno ideal estão presentes no discurso de professores e psicólogos que, quando encontram relação com os indivíduos fora desses padrões, interpretam-nos como desviantes e localizam aí a causa da falta de disciplina, porém podemos constatar inúmeros fatores que também levam a uma