Resumo de Sociologia
Como somos seres racionais e sensíveis, sempre damos sentido às coisas. A esse "filosofar" espontâneo de todos nós, damos o nome de filosofia de vida. Sobre a filosofia de vida, Antonio Gramsci diz: "...não se pode pensar em nenhum homem que não seja filósofo, que não pense, precisamente por que o pensar é próprio do homem como tal..."
Por meio desse "olhar diferente", a Filosofia busca outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se mergulhado: ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a mudança. Como definir o que é filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais.
Kant, filósofo alemão, assim se refere ao filosofar:
Não é possível aprender qualquer filosofia; [...] só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os.
Mais que um saber, a filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais.
Capítulo 2 - A consciência mítica
O mito, modo de consciência que predomina nas sociedades