MONOGRAFIA EM CINCO TEMPOS
Monografia é um estudo desenvolvido por apenas uma pessoa, no qual no nível de graduação, é geralmente um trabalho de conclusão de curso, no qual representa o coroamento dos estudos desenvolvidos durante a formação.
Primeiro tempo: a escolha do tema Escolher um tema, primeiramente exige curiosidade e interesse por algum assunto. É necessário ter, pelo menos, um conhecimento prévio para que permita direcionar o olhar para algum tópico em especial. Sempre começamos com dificuldades, como o conhecimento prévio ainda é restrito, os estudantes costumam optar pro temas mais abrangentes, ou seja, que torna a abordagem superficial, sendo que nessa situação o que se faz é recortar o tema, isto é, considerar alguns tópicos que permitam uma análize mais próxima, pode ser que essa aproximação perjudique o entorno, mas permite vizualizar melhor o objeto de estudo. Escolha sempre um tema considerando o período de tempo, local, tipo de organização ou ator social, enfoque teórico, fazendo os recortes no qual ajudam a diminuir a abrangência. Além de tudo, escolha um assunto no qual você goste ou então um assunto no qual você queira saber mais sobre ele, afinal estudar o que te interessa já exige dedicação e esforço, imagine então o que acontece quando é um assunto no qual você tem um interesse vago e distante. Tendo encontrado e recordado o assunto no qual você goste, é necessário explicar porque e para que estuda-lo, na linguagem acadêmica isso se chama justificativa e objetivos. O que se espera é que seja demonstrado qeu vale a pena investir seu tempo e argumentar sobre a importância do tema.
Segundo tempo: o levantamento bibliográfico O levantamento bibliográfico significa pesquisar em registros de conhecimento como livros, periódicos e outros documentos impressos, suportes áudios visuais e eletrônicos, sites confiáveis, disponíveis em bibliotecas reais ou digitais, usando descritores, ou seja, palavras significativas, para localizar