civil
Autos nº ________.
Natureza da causa.
(mínimo 10 espaços)
_________________________, já qualificado nos autos do Processo de Inventário e Partilha n° _____, em trâmite perante esse MM Juízo, por seu advogado abaixo assinado, (Doc.01), com sustentação jurídica no artigo 1.001 do Código de Processo Civil, vem, com a devida vênia, à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA dos bens a que tem direito e reservados cautelarmente por este Juízo, pelas razões que a seguir passa a expor:
1. A impugnação do herdeiro não deve prosperar, uma vez que, o Requerente é realmente filho do “de cujus”, como comprova a Certidão de Nascimento anexa (doc. 02), fornecida pelo ___º Cartório de Registro Civil de ______________, que acaba de receber.
2. Em verdade, no ano de ________ o “de cujus”, estabeleceu residência fixa no Município de _____________, logo que se ali chegou conheceu a genitora do Requerente e com ela conviveu maritalmente durante _______ anos.
3. Dessa convivência, como fruto do relacionamento, nasceu o Requerente no dia _____de ____________de _____.
4. Apenas em _______, o “de cujus”, abalado com a morte da companheira, voltou ao Município de ___________________, onde conheceu e convolou núpcias ___/___/_____, com a viúva meeira, pois até aquela data ainda era solteiro, como pode ser verificado na Certidão de Casamento anexa, nos autos em comento.
5. Diga-se, outrossim, que o Requerente com_______ anos, apenas, ficou sob a proteção de sua avó materna __________________, porém, mesmo à distância o “de cujus” sempre honrou o seu dever de pai, dando-lhe de forma espontânea uma pensão razoável para a sua mantença, conforme pode ser observado com os inclusos extratos da conta corrente do Requerente.
6. Ademais, corroborando com o exposto e comprovado supra, inúmeras foram as vezes que o de “cujus”, visitou o