ADMINISTRAÇÃO
Ciência da Computação
Na ciência da computação é usado com vários significados.
Na engenharia de software, o processo tem como meta entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que corresponda às necessidades de negócio. Geralmente inclui análise de requisitos, programação e testes, entre outras tarefas.
Em sistemas operacionais, o processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.
Em bancos de dados, o processo é um conjunto de operações lógicas e matemáticas feitas sobre os dados, de acordo com instruções programadas, com o objetivo de obter a informação desejada. Inclui código, dados e outros recursos de sistema, além de pelo menos uma thread de execução, que executa a tarefa de processamento dos dados....
Administração
Em administração de empresas um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto. De acordo com outro conceito mais moderno, que é multidisciplinar, é a sincronia entre insumos, atividades, infraestrutura e referências necessárias para adicionar valor para o ser humano.
Em gerenciamento de processos (também apelidado BPM), o processo de negócio é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do