Monografia de geometria plana
Este material foi desenvolvido com a ajuda de protocolos internacionais e nacionais de várias sociedades médicas.
Gostaria de lembrar, entretanto, que este material é uma gota dentro de um oceano, portanto, estudem bastante, se atualizem, leiam bons livros sobre o assunto e, principalmente, tenham BOM SENSO.
Fique bem, com bastante saúde
Elenice
1- PARTE A –
PRIMEIROS SOCORROS Definições e esclarecimentos:
- São os auxílios imediatos e provisórios prestados enquanto se aguarda atendimento médico. (1)
- São ações iniciais aplicadas às vítimas em situação de emergência (acidente, mal súbito), no local em que ocorreram ou se manifestaram que tem por finalidade manter a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, até a chegada do socorro qualificado ou ao recurso hospitalar adequado. (2)
- Atendimento temporário e imediato prestado a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente. Não substitui o atendimento médico de urgência. (3)
- Trata-se de um conjunto de procedimentos de emergência, simples e provisório, destinado a vitimas de acidente ou mal súbito, com o objetivo de transmitir conforto físico e psicológico, evitando o agravamento de seu estado físico e mantendo os seus sinais vitais de forma a oferecer uma oportunidade de sobrevida até a chegada do socorro médico especializado. (7)
Urgência: Apesar de não poder ser adiada, não envolve risco imediato para o acidentado (por exemplo: vítimas de fraturas e luxações).
Emergência: Quando há uma situação crítica ou algo iminente que possa causar risco imediato de vida ou lesão irreparável, ou seja, na área médica é a circunstância que exige uma intervenção ou cirurgia de imediato (por exemplo: vítimas de hemorragias e parada cardiorrespiratória).
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): é um serviço de atendimento à saúde, criado em 2003 pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais e municipais, inspirado em um modelo francês de