Monografia - Complexo Esportivo e Cultural
O lazer é um tema cada vez mais abordado no meio acadêmico e é notável a importância e o espaço que o mesmo vem conquistando na sociedade contemporânea, recebendo contribuições de diversas áreas de conhecimento.
Entretanto, apesar de ser um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 para todos os cidadãos brasileiros, ainda existem muitas barreiras no que se refere à democratização do acesso ao lazer no país. Apesar de ser direito de todos os cidadãos, ainda continua inacessível a maioria, visto que existem barreiras inter e extraclasses sociais, formando um “todo inibidor” (MARCELLINO, 1996, p. 14) que dificulta o
acesso
ao
lazer
não
só
quantitativamente,
mas,
sobretudo
qualitativamente.
O aumento da população urbana nas cidades não foi acompanhado pelo desenvolvimento de infra-estrutura adequada, mesmo apresentando grandes espaços de lazer para a população, onde áreas verdes, praias marítimas, rios, represas, clubes e o lazer ao ar livre surgem como diversas opções, mais geralmente, a população local não tem acesso privilegiado a eles, e para isto acontecer é necessário que haja políticas públicas e planejamento em lazer (SILVA e MARCELLINO, 2006).
Barbosa e Marcellino (2008) relatam em seu estudo, que diversas cidades, regiões e países têm buscado uma maior valorização dos espaços e equipamentos de lazer nas cidades, pois com a implementação de um planejamento e política pública de lazer, com investimento na revitalização, conservação e preservação dos equipamentos, diminuiriam a necessidade constante da construção de novos equipamentos de lazer, consolidando assim, uma política sustentável que desenvolva melhorias na qualidade de vida da população.
A cidade de Ilhéus – Bahia está localizada numa região com espaços naturais de lazer e equipamentos de lazer históricos. O fato de ter sido cenário de alguns
2
romances de Jorge Amado como “Terras do Sem Fim”, “Cacau”, São Jorge