Laborátório de Wundt
2° semestre
Adriana Campos
Bruna Diminchuc Monteiro
Diana Silva
Talita Nolasco
Laboratório de Wundt
Considerado o fundador da psicologia moderna Wilhelm Wundt, por ter criado, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX.
Wilhelm Wundt criou na Alemanha o primeiro laboratório de pesquisa em Psicologia: A ambição de Wundt era estabelecer uma identidade independente para a Psicologia. Ele acreditava que os psicólogos deveriam investigar ‘os processos elementares da consciência humana', suas combinações, relações e interações.
E como o estudo da mente pode ser feito a partir das sensações e sentimetos, como aprendido em aula, pensamos em um experimento, como Wundt.
Decidimos usar dois papéis de diferentes espessuras, para ver o que o sujeito sente com cada uma delas, já que um é oposto ao outro.
Usando folhas diferentes
1. O sujeito deve sentir os objetos um de cada vez de olhos vendados.
2. O primeiro objeto, a lixa. Ele pode passar as mãos, dedos e unhas. Depois é guardado o objeto, e ele deve anotar o que sentiu.
3. A lixa é guardada e agora é dado ao sujeito o papel camurça. Ele sentirá e depois, novamente, irá anotar.
Conclusão:
Percebemos, que quanto mais áspero, duro e gelado pior é a sensação. O sujeito testado nos descreveu sentir agonia do papel lixa. Não conseguia passar o dedo sobre ela.
Já com o outro papel, camurça, nos descreveu suavidade, leveza. O fez relaxar e perder a sensação “ruim” do outro papel.
Analisamos assim, as sensações que o corpo sofre com diferentes estímulos, temperatura, etc..