Monografia - Análise de Processos
A área de análise e melhoria dos processos tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, pois, foi entendido que uma boa estruturação dos processos pode reduzir, além do custo, o tempo gasto envolvido nas realizações das atividades, gerando assim, diferencial competitivo em relação aos concorrentes:
A análise e Melhoria dos Processos (MP) são de fundamental importância para o fortalecimento e o desenvolvimento dos processos de uma organização, conduzindo-a ao caminho da excelência gerencial. Esta metodologia propicia às organizações, estruturar a seqüência (sic) de trabalhos a serem desenvolvidas, visando à análise, a simplificação e o aperfeiçoamento dos processos, além de tratar de forma adequada seus problemas, de modo a promover a obtenção de uma consistente garantia de qualidade. (BRASIL, 1999, p.3).
Em organizações públicas, entretanto, ainda existem dificuldades em relação à reestruturação de processos. É notório que a administração pública veio evoluindo com o passar do tempo, porém, seus processos ainda são rígidos, lentos e onerosos.
Desta forma, este relatório técnico-científico tem como objetivo providenciar uma melhoria de processo do DPF (Departamento de Polícia Federal), mais especificamente do setor chamado SINIC (Serviço Nacional de Informações Criminais).
O processo a ser trabalhado é o trâmite dos boletins de informações criminais e através da ferramenta fluxograma, será proposta uma melhoria para o mesmo.
Os dados contidos neste relatório foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e artigos eletrônicos, sendo seus estudos realizados entre agosto de 2012 e outubro de 2012.
1.1 Caracterização da organização
O Departamento de Polícia Federal está localizado no Setor Policial Sul em Brasília, seu ramo de atuação é a administração pública e tem como atividade principal a prestação de serviço na área de segurança pública à população brasileira.
Além de proporcionar segurança pública, o DPF tem como