COMO FAZER UM ESTUDO DE CASO
Primeiramente, você vai precisar determinar os objetivos da pesquisa do seu trabalho. Isto é essencial, pois é a partir destes que vão ser definidos os processos metodológicos necessários para seu cumprimento.
Depois de definidos os objetivos, será necessário que você consiga ser capaz de identificar os elementos de relevância para sua pesquisa. Um elemento de relevância é uma ou mais pessoas, um determinado departamento, um setor específico de uma empresa, ou seja, é um núcleo, pessoal ou local, importante dentro do universo do seu estudo de caso para o objeto de pesquisa. Seria, em outras palavras, o mais interessado no estudo do problema da monografia. pesquisas de casos poderiam ser divididas entre os seguintes, independentemente da área de investigação:
- Individuais: Em que a casuística está ligada a somente um objeto isoladamente, podendo ser este somente um elemento ou um grupo deles.
- Sociais: O estudo de pesquisa está coligado à interação entre os elementos de investigação.
No entanto, a identificação dos elementos relevantes somente não basta, sendo preciso também determinar os elementos secundários, como clientes ou outros departamentos influenciados pelos elementos relevantes. Sem eles, você não vai conseguir caracterizar todos os processos ligados ao seu objeto de pesquisa, e sua monografia ou TCC de estudo de caso não terá o sucesso desejado, pois não terá o nível de qualidade necessário em uma monografia.
METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO
De acordo com o tema da monografia, a abordagem metodológica de estudos casuísticos pode variar, visando atingir os objetivos propostos.
Existem vários tipos de pesquisas de ocorrências reais. Podemos citar os mais importantes, pela relevância e que cobrirão a quase totalidade dos gêneros de monografias e artigos científicos produzidos na graduação, na pós-graduação ou no mestrado.
Primeiramente, temos o estudo de caso descritivo. O recorte descritivo visa justamente oferecer um