Mono
Reino fungi: fungos são organismos geralmente macroscópios, eucariontes, heterótrofos. EX: o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e ocogumelo. São estudados pela Micologia.
Estrutura
Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se estende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes .
A divisão das hifas em células é incompleta, caso em que elas são chamadas de septadas e as barreiras divisórias são chamadas septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas asseptadas ou cenocíticas. Os Fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais.
Alimentação
Os fungos não possuem clorofila, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprio alimento. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima, que é praticamente igual à uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem moléculas organicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas.
Os fungos podem ser: decompositores e parasitas.
Reprodução
Os fungos terrestres podem se reproduzir sexuada e assexuadamente.
Reprodução Assexuada: O Penicillium, um tipo de fungo terrestre, produz por mitose, células conidiósporos, que são jogadas no ambiente. Cada uma dessas células poderá gerar um novo ser, dependendo do local onde cair (como um pão, ou frutas).
Reprodução Sexuada: Ex: o champignon. Ele é um cogumelo (corpo de frutificação) que produz esporângios com formato de raquete de tênis, que se chamam basídios. Dentro de cada basídio ocorre uma meiose, originando quatro células, chamadas de basidiósporos. Eles são liberados no ambiente através do brotamento, a partir do basídio.
Os fungos são, também, importantes na fermentação industrial, são utilizados para:
- Fabricação da cerveja,
- Fabricação do vinho,
- Produção de antibióticos (penicilina),
- Produção de vitaminas e de ácidos orgânicos (ác.