Mono
RESUMO
O artigo atenta para a importância do uso das histórias em quadrinhos no ambiente educacional, relatando sua história inicial, seu valor dentro de uma instituição escolar, mostrando formas de como utilizá-las e uma vivência real com esse gênero em sala de aula, o resultado decorreu de forma proveitosa e na obtenção de novos conhecimentos a respeito desse gênero para ambas as partes.
Palavras-chave: Educação; Histórias em quadrinhos; Leitura.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As histórias em quadrinhos representam um dos mais importantes veículos de comunicação em massa e criaram uma linguagem própria, com uma série de signos inovadores.
Por representarem um meio de comunicação de vasto consumo, até os dias de hoje, majoritariamente direcionado às crianças e jovens, as histórias em quadrinhos cedo se tornaram objeto de restrição, condenadas por muitos pais e professores no mundo inteiro.
De uma maneira geral, os adultos tinham dificuldade em acreditar que, por possuírem objetivos essencialmente comerciais, os quadrinhos pudessem também contribuir para aprimoramento cultural e moral de seus jovens leitores.
Pais e mestres desconfiavam das aventuras fantasiosas das páginas multicoloridas das histórias em quadrinho, supondo que elas poderiam afastar crianças e jovens de leituras “mais profundas”, desviando-os assim de um amadurecimento “sadio e responsável”. A partir disso‚ a entrada dos quadrinhos em sala de aula ter encontrado severas restrições‚ sendo banidas do meio escolar.
Aos poucos tais restrições foram atenuadas e abolidas, preconceitos ainda existem, mas estão ficando menos freqüentes, pois hoje a maioria das pessoas já se conscientizaram da grande importância das histórias em quadrinhos.
Os quadrinhos estão presentes em todas as áreas inclusive na educação, onde jovens leitores deleitam-se com as tramas narrativas de personagens diversos, heróis ou