Monitoramento remoto do nível de GLP residencial
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
MONITORAMENTO DO NÍVEL DE GLP- RESIDENCIAL
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
4º Ciclo – Módulo A
Professor PA: Daniel Almeida Godinho
Bruno Pereira Santana; Daniel Damasceno Boufleur; Dyego Miranda Barbosa; Eduardo Luiz de Oliveira Viana; Luiz Henrique Santos Siqueira; Rafael Pereira Santana; Thiago Costa; Thiago Henrique Gonçalves Leite
Resumo – Este trabalho apresentou uma proposta para o monitoramento remoto do nível de gás de cozinha residencial (GLP), tendo como principal objetivo a abordagem da instrumentação, do microprocessamento e da interface envolvidos no projeto de automação adotado.
Palavras Chaves: GLP, instrumentação, microprocessadores, sistemas supervisórios.
1. Introdução
O gás liquefeito de petróleo (GLP) é um dos sub-produtos do petróleo, sendo retirado do mesmo através do refino, quando da produção de gasolina, diesel ou óleos lubrificantes. É formado por vários gases hidrocarbonetos sendo os principais o propano e o butano. O GLP torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em botijões ou reservatórios sob pressões de 6 a 8 atmosferas (6,20 a 8,27 kgf/cm²). Para sua armazenagem são utilizados recipientes fabricados em aço de várias capacidades volumétricas e formas.
O monitoramento do nível no reservatório de GLP justifica-se por possibilitar a previsão da iminência do seu término, podendo o usuário, por meio da indicação contínua da quantidade de gás no botijão, programar a sua reposição e evitar que o seu fim inesperado gere atrasos ou perdas nos processos dependentes do mesmo.
Diante do exposto, os objetivos gerais deste trabalho foram a apresentação de uma proposta funcional de um sistema de automação que atendesse à demanda apresentada dentro das características de área classificada e especificamente desenvolver um protótipo que possibilitasse a sua apresentação em banca examinadora.
2. Referencial Teórico