Monitoramento da água
CÂMPUS: Foz do Iguaçu
INTEGRANTES DO PROJETO
Orientador: Kayla Walquiria Garmus Rotta
Co-orientador(es): Danieli Cristina Cassuli
Estudante(s) bolsista(s)/Curso:
Danielle de Souza Lima - Técnico em Hidrologia – 2º semestre
Francilhe Rogrigues dos Santos - Técnico em Hidrologia – 2º semestre
Gircele Alves Batista - Técnico em Hidrologia – 2º semestre
LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Campus Foz do Iguaçu - Rio Jupirá
PRINCIPAL EIXO TECNOLÓGICO E/OU ÁREA DO CONHECIMENTO
Hidrologia
INTRODUÇÃO
A qualidade das águas é representada por um conjunto de características de natureza, química, física e biológica. Sendo um recurso comum a todos, foi necessário, para a proteção dos corpos d’água, instituir restrições legais de uso. O monitoramento de qualidade de águas é um dos mais importantes instrumentos de gestão ambiental. Ele consiste, basicamente, no acompanhamento sistemático dos aspectos qualitativos das águas, visando à produção de informações e é destinado à comunidade científica, ao público em geral e, principalmente, as diversas instâncias decisórias. Nesse sentido, o monitoramento propicia uma percepção sistemática e integrada da realidade ambiental do corpo hídrico (LANNA, 1995).
A vazão de um rio é o volume de água que passa por uma determinada seção por uma unidade de tempo. A finalidade de executar sua determinação é: criar séries históricas; análise de vazões mínimas: autodepuração de esgotos, calado para navegação, etc; análise de vazões médias: dimensionamento de reservatórios, etc; análise de vazões máximas: dimensionamento de vertedores, bacias de detenção, etc; operação em tempo real: comportas, controle de cheias, etc.; e cálculo de vazões de referência para outorga.
Nesse trabalho foi feita a determinação da vazão do rio Jupirá, quinzenalmente pelo método do micro molinete, e ainda a determinação das caracterísiticas físicas da água tais como temperatura,