ARQ POPULAR
FACISA – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CARLA NASCIMENTO
FABRÍCIO SILVEIRA
RESUMO CRÍTICO DE LEITURA DA OBRA “ARQUITETURA POPULAR BRASILEIRA” DE GUNTER WEIMER
CAMPINA GRANDE
2013
CARLA NASCIMENTO - 340143 FABRÍCIO SILVEIRA - 320253
RESUMO CRÍTICO DE LEITURA DA OBRA “ARQUITETURA POPULAR BRASILEIRA” DE GUNTER WEIMER
CAMPINA GRANDE
2013
1 Referência do texto objeto do resumo
WEIMER, Günter. Arquitetura popular brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 333p. Cap. 2 – A composição étnica brasileira: as contribuições indígenas pp. 39-72.
1.1 Outras referências citadas pelo autor do texto lido
SALZANO, Francisco Mauro. “Em busca das Origens”, São Paulo, Ciência Hoje,(25):53, 1986, (pp.322-4)
MEM DE SÁ. “Instrumentos dos serviços de Mem de Sá”. In: RIBEIRO, Darcy e col. A fundação do Brasil, Petrópolis, Vozes, 1992,p.29.
2 Palavras-chaves
Etnias. Contribuições Indígenas. Arquitetura. 3 Sinopse dos conteúdos principais
A formação básica da população brasileira é tríbrida. Ao contrário dos procedimentos ditados pelo colonizador que se coloca como o senhor e ponto de partida de tudo quando acontece nesta terra, lógica indica que se deveria iniciar pela contribuição dos indígenas visto que foram os multisseculares donos desta terra. Só depois deles dever-se-iam abordar os imigrantes mais recentes, as correntes ibéricas e negra. (WEIMER, 2005, p. 39).
Muito embora a cultura indígena apresentasse qualidades que causam inveja ao homem contemporâneo, como sua admirável adaptação ecológica e a estrutura social isenta de disparidades causadores de explorações das forças de trabalhos, as elites econômicas brasileiras jamais deram valor a essa cultura que vem sendo apresentada como “selvagem”, “primitiva”, “atrasada” e assim por diante. (WEIMER, 2005, p.42).
A