Amostragem e monitoramento das águas subterrâneas CETESB 6410
6410
Amostragem e monitoramento das águas subterrâneas –
Norma CETESB, 1988
Construção de poços de monitoramento de aqüífero freático
CETESB
Procedimento
06.010
ABR/88
Introdução
O sistema de monitoramento tem o papel de acusar a influência de uma determinada fonte de poluição na qualidade da água subterrânea. As amostragens são efetuadas num conjunto de poços distribuídos estrategicamente, nas proximidades da área de disposição do resíduo (oferecendo subsídios para o diagnóstico da situação). A localização estratégica e a construção racional dos poços de monitoramento, aliadas a métodos eficientes de coleta, acondicionamento e análise de amostras, permitem resultados bastante precisos sobre a influência do método de disposição dos resíduos, na qualidade da água subterrânea.
Essa norma foi adaptada pela ABNT como norma NBR 13 895 “Construção de poços de monitoramento e amostragem", junho de 1997.
1 Objetivo
Essa norma fixa as condições exigíveis para construção de poços de monitoramento de aqüífero freático e dados mínimos para apresentação de projeto de redes de monitoramento. 2 Definições
Para os efeitos dessa norma, são adotadas as definições do item 2.1 ao 2.8.
Projeto CETESB – GTZ
atualizado 11/1999
1
6410 Amostragem e monitoramento das águas subterrâneas
2.1
Aqüífero freático
Formação aqüífera com superfície livre à pressão atmosférica.
2.2
Branco de campo
Quantidade de água destilada colocada em um frasco de coleta, transportada até o local do poço de monitoramento, manuseada como se fosse uma amostra e retornada ao laboratório para análise.
2.3
Branco de equipamento
Quantidade de água previamente destilada que, depois de contida em um equipamento de amostragem ou de bombeada através do mesmo, é transferida para frascos de coleta e retornada ao laboratório para análise, a fim de que se verifique se esse equipamento foi