PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE TRANSFORMADORES
860 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
1° Relatório – Princípio de Funcionamento de Transformadores: Tensão Aplicada e Induzida, Polaridade Relativa entre as Bobinas
São Luís
2014
Caio Moreira Caetano – 2010024959
1° Relatório – Princípio de Funcionamento de Transformadores: Tensão Aplicada e Induzida, Polaridade Relativa entre as Bobinas
1° Relatório da disciplina
Laboratório
de
Dispositivos
Eletromagnéticos do curso de Engenharia
Elétrica da Universidade Federal do
Maranhão.
Prof. José Gomes de Matos
São Luís
2014
I.
Introdução
Um transformador é um equipamento utilizado para redução ou aumento de
tensão. Segundo esta aplicabilidade, ele pode ser definido como transformador abaixador ou elevador (de tensão). Um transformador é constituído normalmente de um enrolamento primário (em que aplicamos a tensão de entrada), um enrolamento secundário (em que obtemos a tensão de saída desejada) e um caminho otimizado para fluxo magnético, que é o grande responsável pela transformação.
II.
Funcionamento de um Transformador
O
funcionamento
do
transformador
baseia-se
nos
fundamentos
do
eletromagnetismo, especialmente os estudados por Faraday e Lenz. Constata-se que, ao movimentar um campo magnético diante de um condutor, surge uma corrente induzida.
Em outras palavras, um campo magnético variável produz um fluxo magnético variável, que é responsável pela corrente induzida.
Observando-se que o primário e o secundário são duas bobinas com núcleo comum e se alimentarmos o primário ou o secundário com sua respectiva tensão nominal, teremos um fluxo magnético no núcleo de ferro. Se a fonte utilizada para a alimentação do primário, por exemplo, for de corrente continua, não teremos uma transformação de tensão constante no secundário, pois o fluxo magnético gerado pela corrente continua não é variável ao longo do tempo.
Se