Mongrafia
QUIRÓS & SCHRAGER ( 1994 ) – Classificam os distúrbios de aprendizagem como primários e secundários, sendo que no primário estariam comprometidas as aquisições específicas humanas: língua, linguagem, leitura, escrita e cálculos matemáticos. Nos secundários: danos cerebrais, retardo mental, desajuste social, etc...
FONSECA ( 1995 ) – É um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição de compreensão auditiva, fala, leitura, escrita e raciocínio. Tais desordens, consideradas intrínsecas ao indivíduo, presume que sejam devidas a uma disfunção de comportamento, na percepção e na interação social.
SILBER PSYCHOLOGICAL SERVICES ( 1992 ) – Os distúrbios de aprendizagem podem ser considerados como uma categoria de problemas que apresenta a seguinte configuração: “ uma alteração em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos na compreensão ou uso da linguagem, falada ou escrita, que pode manifestar-se como uma habilidade imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever ou realizar cálculos matemáticos.
OTITE
JERGER & JERGER ( 1989 ) – Definiram otite média como o acúmulo de fluído dentro da cavidade da orelha média, resultado de inflamação do revestimento mucoperiostal da cavidade do ouvido médio.
SANTOS ( 1996 ) – Citou ainda: infecções virais, depressões do estado imunológico, alérgico, problemas ambientais, em alguns casos problemas sociais, e os já citados anteriormente.
Campo Grande MS, 28 de julho de 2005.
RA 82159
Regiana Rodrigues Mueller
Ouvido som e equilíbrio
Ouvido: Porta por onde o som alcança o cérebro.
Tímpano e Cóclea ( tamanho de uma ervilha )
Orelhas: Formas individuais, captadas pela O.E, ultrapassando o som pelo tímpano que vibra e caminham em direção a cóclea, passando antes pelo martelo, bigorna e estribo ( não cresce durante a infância / ossos ).
Orelha Interna – Líquido amarelado, nos diz onde é em cima