Monge e o executivo
1 APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar o conteúdo e fazer uma apreciação crítica do livro “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança” de escrito por James C. Hunter.
Trata-se de uma narrativa, que conta a história de Jonh Daily, um notável homem de negócios, que percebe a sua decadência como chefe, marido e pai. Na busca pelo resgate de seu status quo, decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, sob o domínio do frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abdicou de sua posição anterior em detrimento da conquista de novos ideais.
Inicialmente, John Daily e os outros cinco alunos que também com alguns problemas de liderança participam do seminário demonstram uma certa dose de rigidez e ceticismo à filosofia apresentada pelo frade, mas depois chegam à conclusão de que a sua experiência é algo que não se pode desprezar. Uma das características notadas em Hoffman no mundo dos negócios foi a sua capacidade de analisar e reverter empresas que estejam em crise, transformando-as em experiências de grande êxito.
Para o monge, liderança não é sinônimo de poder e sim a autoridade, conquistada com amor, empenho e sacrifício. A história traz implícita a importância da humanização quando das relações no mundo dos negócios e como isso pode ser importante.
A problemática remete ao conceito estereotipado da liderança. Há um paradoxo latente entre o racionalismo e humanismo no mundo dos negócios. A tese central é de que o “servir” é uma característica elementar na consecução dos objetivos pensados para um líder de excelência.
O objetivo principal do texto é trazer conceitos fundamentais e viáveis que podem servir como parâmetro para reavaliar nossa capacidade de liderança e conseqüentemente, auxiliar na inter-relação com os colaboradores, fazendo aforar um clima de grande satisfação na empresa.
O livro é composto de sete capítulos.