Moneyball
O filme “O homem que mudou o jogo”, conta a história dogerente de um time ( Oakland Athletics), Billy Beane, que tenta ganhar o campeonato nacional de beisebol. Mesmo diante de uma boa campanha realizada no ano anterior, Billy enfrenta sérios problemas financeiros no clube, que não tem recursos para a contratação de jogadores. Em busca se seu sonho decide, adotar uma teoria, nunca antes usada, que alia economia e estatística ao beisebol. Para isso, Billy contrata Peter Brand, um jovem recém-formado em economia pela Yale University.
O filme se inicia com a decisão do campeonato nacional entre os New York Yankees e o Oakland Athletics, time que possuem uma disparidade de verbas muito grande, eles têm respectivamente $114,456,768 e $ 39,772,689. O Oakland, time que Billy gere, perde. Então, ele vai conversar com seu superior para pedir mais dinheiro para melhorar o time, e mesmo diante de um bom campeonato anterior, Billy não consegue porque o time não tem como aumentar o orçamento.
Diante do problema financeiro Billy perde um de seus principais jogadores por não conseguir cobrir a ofertas de outro time. Billy, faz uma reunião com o olheiro do time e seus conselheiros para decidir sobre uma nova contratação dentro do que eles podiam pagar, em que eles escolher jogadores pela aparência, masculinidade.
Em busca de arrumar o time, Billy tenta negociar com outro gerente de um time para trocar jogadores, no entanto Peter Brand influência na decisão do gerente, de maneira a atrapalhar a negociação para Billy. Nervoso com o que teria acontecido ele vai atrás de Peter em busca de explicações, e conhecendo a maneira de pensar de Brand, decide o contratar para ajudar a arrumar o time conforme a economia e estatísticas.
Peter mostra para Billy que o mercado de jogadores de beisebol rejeita bons jogadores por motivos fúteis, como idade, aparência e personalidade, ele seleciona uma lista de jogadores para o gerente através de números de aproveitamento.