Monetarismo
SLIDE I
E uma teoria econômica que defende que é possível manter a estabilidade de uma economia capitalista através de instrumentos monetários, pelo controle do volume de moeda disponível e de outros meios de pagamentos.
Monetário: Que se relaciona com as moedas.
SLIDE 2
MONETARISMO
Tem como principal suporte a consideração de que a moeda assume um papel fundamental ao nível das flutuações macroeconômicas das economias.
SLIDE 3
MONETARISMO.
Apoia se na chamada teoria quantitativa da moeda que afirma que é o total de quantidade de dinheiro disponível na economia que determina a demanda na atividade econômica a curto prazo.
SLIDE 4
MONETARISMO.
Os principais defensores do monetarismo, em épocas recentes, foram os economistas da Escola de Chicago, liderados por George Stigler e Milton Friedman, ambos laureados com o Prémio Nobel da Economia.
SLIDE 5
MONETARISMO.
Suas ideias são associadas à teoria neoclássica da formação de preços e ao liberalismo econômico
SLIDE 6
MONETARISMO.
O monetarismo associa-se ao pensamento do "laissez-faire", que defende a intervenção governamental apenas no controle da oferta de moedas e deixa para as forças do livre mercado alcançarem o pleno emprego e o bem-estar social
Laissez-faire: deixe fazer
SLIDE 7
MONETARISMO.
Friedman afirma em seus estudos que um governo deve procurar promover a estabilidade econômica apenas controlando as taxas de crescimento da quantidade de moeda disponível.
SLIDE 8
MONETARISMO.
Para os monetaristas, a inflação é causada por um excesso de moeda em circulação e consequentemente o responsável por seus níveis é o governo, pois é ele quem emite o dinheiro
SLIDE 9.
MONETARISMO.
A expansão monetária inicialmente reduz as taxas de juros, mas, na medida em que os gastos e os preços aumentam, a demanda de empréstimos crescerá, o que elevará no futuro as taxas de juros. Isto explica porque os monetaristas sempre insistiram na afirmativa de que a política monetária não