monagrafia
Ao se elaborar este projeto de pesquisa, tomou-se como foco a importância da educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, onde a educação física é componente curricular obrigatório segundo a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96promulgada em 20 de dezembro de 1996.
No artigo 26, § 3º, consta que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, 1996, p.13).
No entanto, nas escolas da cidade de Nortelândia – MT as mesmas não oferecem aos seus alunos aulas de educação física no período compreendido da 2ª Fase do 1º ciclo à 2ª fase do 2º ciclo do ensino fundamental. No entanto, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL,1997).
o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções(BRASIL,1997, p.15).
O conhecimento sobre o corpo é um tema muito importante para o contexto escolar, pois os alunos estão em pleno desenvolvimento e maturação o que lhes trazem diversas curiosidades sobre o próprio corpo.
De acordo com Darido (2003) conhecer o corpo é mais do que saber quais são as suas partes e o que as mesmas partes podem fazer. Devem-se confrontar quaisquer ideologias que reduzam as possibilidades do corpo e que os fragmentem, sendo necessário compreender o processo de constante mudança que caracteriza o corpo, como ocorreu seu crescimento e seu desenvolvimento.
O modo inapropriado que a educação física é interpretada é a maior justificativa para o desinteresse dos alunos pela aula. “As aulas de Educação Física não deveriam atingir extremos, como a prática