Momento de inércia
O experimento consiste analisar uma mola em duas situações: em repouso (parte a) e em movimento (parte b). A parte a tem como objetivo constatar que a deformação da mola é diretamente proporcional à força a ela aplicada, já a parte b determinar a função horária do movimento de uma mola submetida a um peso uma vez que as oscilações ocorrem em um intervalo regular de tempo, sendo assim um movimento harmônico simples (MHS).
Introdução
Parte A
O físico inglês Robert Hooke provou que vários materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, como uma resistência ao alongamento produzido.
Fel=- k.x
Onde k é a constante elástica da mola, essa vária de acordo com o tipo de material, é específica de cada um. Já o x está relacionado a força aplicada, uma vez que quanto maior a força aplicada maior o deslocamento/deformação do material.
A lei de Hooke nada mais é do que a representação da força restauradora elástica, ou seja, a força interna que o próprio material elástico produz uma vez que é retirada de sua condição padrão de equilíbrio, essa energia restauradora armazenada no corpo é chamada de energia potencial elástica.
Parte B
O Movimento Harmônico simples é o movimento descrito por oscilações periódicas, quando um determinado objeto vai de A a –A inúmeras vezes com um período constante. O deslocamento desse objeto em função do tempo acaba gerando gráficos periódicos, como as funções seno e cosseno. Logo a função do espaço em função do tempo é:
y(t)=y_o+A sen (ωt+φ)
Onde y_o é o deslocamento inicial, A a amplitude do movimento, φ fase inicial e ω frequência angular.
Metodologia
Parte A:
Os matérias utilizados foram: Duas molas cilíndricas em espiral diferentes; Porta peso; Diversas massas adicionais; Suporte com régua; Ajuste do porta-peso para molas em paralelo.
No suporte foi colocado a mola denominada I e em seguida