Momento de inércia
O momento de inércia de um de um corpo rígido em rotação
Objetivo:
Determinar o momento de inércia de um corpo rígido em rotação recorrendo aos resultados sugeridos pela mecânica Newtoniana.
Referencial Teórico:
A energia mecânica total do sistema, no inicio, deve-se à Energia Potencial Gravitacional inicial do contrapeso (de massa m). Apôs este ser solto, o disco ganha energia cinética e, nu instante em que o contrapeso atinge o nível zero de energia potencial, a energia total do sistema deve-se a cinética do disco, mais uma perda pelo atrito (expressa por uma potência p):
Watrito = p.Δt ; Δt = tempo de queda do corpo! Note que na expressão acima R é o raio do carretel (por que podemos afirmar isto?).
Após o fio se desenrolar, o disco com carretel gira por um tempo Δt' até parar.
HIPÓTESE: Ele diminui sua rotação devido à dissipação de energia (potência) por atrito, que assumimos ser de mesma taxa temporal p -- constante. Logo, decorrido o intervalo de tempo Δt' TODA a energia mecânica de rotação é dissipada:
Logo:
Daí:
Notemos que:
v² = v02 + 2 a Δs, sendo que no caso em questão v0 = 0 v² = 2 a h;
velocidade média de queda é dada por;
como v = a Δt, então de (b) temos:
Logo, o resultado de (c) em (a) nos dá:
Daí:
Logo:
Daí:
E por fim:
Sendo:
Material Utilizado:
Disco de aço com carretel;
Fio;
Suporte para contrapesos;
Contrapesos;
Régua (ou trena);
Cronometro;
Balança.
Procedimentos Experimentais:
Identifique no sistema real, meça e registre as grandezas relevantes dadas acima e obtenha o valor do momento de inércia do disco de aço com o carretel. Obtenha a incerteza δIModelo(A) no valor IModelo(A) pelo mélodo de propagação de erros.
Altere (significativamente) a massa suspensa m (contrapeso) mais de uma vez, registre os valores usados, e determine novamente o valor do Momenlo de Inércia. Construa um Gráfico IModelo(A) vs m e