Moléculas Polares e Apolares.
1. O álcool secou primeiro, pois o álcool é mais volátil que a água (A volatilidade é a facilidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso).
2. A água secou primeiro, pois tem PE menor que a glicerina (Água – 100°C ; Glicerina – 290°C).
3.
H2O:
Etanol:
Glicerina:
Mantendo-se temperatura e pressão constantes, o que vai fazer diferença na volatilidade é à força da ligação entre as moléculas do composto.
Quanto mais forte essa ligação, mais difícil será para ela sair do estado mais agregado (liquido) e ir para o outro estado mais livre (gasoso).
Observando-se as estruturas dos compostos acima, percebe-se que a Glicerina possui três grupos OH, e por esse motivo faz três pontes de hidrogênio. Já a água forma apenas duas pontes de hidrogênio. O etanol só pode fazer uma ponte de hidrogênio. É por isso que para uma molécula de Glicerina escapar das outras e ir para o estado gasoso é mais difícil que a molécula de água e de etanol.
4. Volume Inicial:
Água: 25 ml
Etanol: 25 ml Volume Final: 48 ml
Após misturar a água com o etanol, verificou-se que o recipiente que continha a mistura (proveta) ficou quente (houve variação de temperatura). Neste processo existem três forças intermoleculares que devem ser levadas em consideração:
Solvente-solvente: entre as moléculas de álcool
Soluto-soluto: entre as moléculas de água Soluto-solvente: entre as moléculas de água e de álcool
Na primeira etapa da reação, quando as forças solvente-solvente e soluto-soluto são rompidas, o processo é dito endotérmico, a solução esfria. No entanto, na segunda etapa, ocorre a formação das ligações soluto-solvente que libera bem mais energia do que foi absorvida, então a solução esquenta.
Reação: CH3CH2OH(l) + H2O(l) → CH3CH2OH(aq)
5. Pratica para realizar o exercício n° 6
6. Nenhuma alteração perceptível.
(OBS.: Utilizamos o tetracloreto de carbono)
7. Quando a régua foi