MOLUSCOS E ARTROPODES
E
ARTROPODES
Aluno: Gabriel Fernandes Correia
Turma: 370
MOLUSCOS
Os moluscos são animais de vida livre, que vivem em ambientes terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada. Seu corpo dividido em três partes básicas: a cabeça, o pé e a massa visceral. Na cabeça estão localizados os órgãos sensoriais e considerável concentração de gânglios cerebrais; O pé é uma estrutura musculosa possuindo funções variadas de acordo com o grupo de animais, empregado no rastejamento, natação e captura de presas quando modificados em tentáculos; A massa visceral aloja os principais órgãos, sendo revestida por uma dobra da epiderme denominada de manto ou pálio (região que produz a concha), contendo a abertura do sistema digestivo e excretor, e as brânquias (nas espécies marinhas) ou os pulmões (nas espécies terrestres).
ARTRÓPODES
O nome deste filo vem de arthros = articulação epoda = pé, os pés desses animais não são articulados, mas as pernas e outras extremidades como: as antenas e órgãos bucais são. Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo animal existe na Terra, de cada 4 animais 3 são artrópodes. Em geral, o tórax é bem diferenciado do abdômen. Certos órgãos (antenas, olhos compostos, asas membranosas) são próprio desses animais. O desenvolvimento dos artrópodes pode envolver importantes metamorfoses e o crescimento só se efetua por mudas.
As principais características da anatomia e fisiologia MOLUSCOS são: Sistema Digestivo → completo (possuindo o intestino regiões diferenciadas e glândulas digestivas associadas). A digestão é predominantemente extracelular, embora também ocorra a intracelular; Sistema Circulatório → presente, do tipo aberto ou lacunar (em que o sangue sai dos vasos e cai nos espaços entre as células), e fechado (em que o sangue circula somente no interior dos vasos); Sistema Respiratório → presente (as trocas gasosas ocorrem em órgãos especializados, as brânquias ou pulmões). Esse sistema está acoplado ao