Moldagem de folhas ceramicas
Técnicas de Moldação
MODELOS
São empregados na confecção dos moldes. A qualidade de sua geometria e rugosidade da superfície devem ser compatíveis com as da peça a ser produzida.
MATERIAIS EMPREGADOS
Gesso: mais simples de ser moldado, porém difícil reutilização. É bastante higroscópico precisando de impermeabilização. Madeira: é reutilizado algumas vezes. Pode sofrer ondulações devido à umidade, aparecimento de fungos e trincas. Compósitos: tem boa qualidade, podendo ser reutilizado mais vezes que os de madeira, sendo inferior apenas aos de metal. Metal: excelente durabilidade, sendo o que mais pode ser reutilizado. Boa qualidade de superfícial, porém tem custo elevado.
MOLDES
Componente responsável por dar forma a peça. Etapas relacionadas: Preparação do molde Extração da peça
MOLDAGEM MANUAL
Aplicação do gel coating; Aplicação da camada de tecido ou manta de fibra; Aplicação da camada de resina; Repetição das etapas 2 e 3.
Obs: quanto menos ar houver aprisionado na resina, maior a resistência do produto moldado.
PRINCIPAIS MÉTODOS DE PROCESSAMENTO MOLDAÇÃO FECHADA
Moldação com compostos (‘’compound’’) – SMC e BMC
Moldação por transferência de resina – RTM
Moldação por injeção com reação – RIM, RRIM e SRIM Pultrusão
SMC – SHEET MOLDING COMPOUND
Composto em folha obtido com resina, fibras de vidro e cargas minerais; Aplicado entre filmes plásticos e compactado de forma a garantir a completa impregnação do reforço; O conjunto é enrolado e os rolos são armazenados por alguns dias para permitir que o composto atinja uma viscosidade adequada; O composto em folha inclui todos os componentes necessários para a moldação da peça final que pode ser por moldagem por compressão ou injeção.
TIPOS DE SMC
SMC Standard SMC de baixa densidade SMC lite
BMC – BULK MOLDING COMPOUND
Composto em volume de composição básica igual à do SMC; Utilizado em