Mitocondrias
A analise do tipo de barro deve ser feita para se saber por exemplo se ele não possui uma alta quantidade de carbonato de cálcio ou compostos sulfurosos que originam cerâmica muito fendilhada. Se a argila for muito suja, com presença de materiais orgânicos (folhas e raízes) origina cerâmica muito porosa.
2.4.2 PREPARAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA
Após extraída a argila deve ser preparada para a industrialização. Já na jazida os lotes são selecionados de acordo com a qualidade do material (composição, plasticidade). Após a seleção do material, segue-se o processo de Apodrecimento da argila.
Apodrecimento da argila: a argila é levada para depósitos ao ar livre onde é revolvida sumariamente e passa por um período de descanso. As finalidades:
fermentação das partículas orgânicas (aumenta a plasticidade da argila);
corrigir o efeito das pressões sobre as argilas.
Neste processo forma-se a pasta de argila através das etapas:
Maceração: serve para se obter mais finos e assim aumentar a plasticidade. São usados moinhos e britadores.
Correção: A correção é feita para dar a argila a constituição que se deseja.
Ex: em alguns casos é adicionada areia fina para se diminuir a retração e aumentar o rendimento, obtendo-se produtos mais grosseiros e em outros casos para se obter uma cerâmica mais fina deve-se lavar, deixar sedimentar e depois filtrar eliminando-se os grãos graúdos.
Amassamento: Serve para preparar a argila para a moldagem. Conforme o tipo de barro e o tipo de molgadem é usada a água ou não. O amassamento é feito por meios mecânicos ou manuais.
Nas indústrias são utilizados os equipamentos:
Desagregadores – Servem para quebrar os torrões duros;
Cilindros – Para quebrar pedras;
Moinhos – Para moer;
Marombas – Cilindros horizontais ou verticais no interior dos quais existem pás ou hélices que homogeneízam a mistura e levam para a moldagem.
2.4.3 MOLDAGEM
È a operação de dar a forma desejada à pasta cerâmica. Há