molas
FACULDADE DE ENGENHARIA CELDO DANIEL
Tipos de molas
Gabriel Augusto Baldin RA: 709994
Santo André – SP
2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Molas 4
3. TEORIA FISICA DAS MOLAS 5
4. CARACTERÍSTICAS E DIMENSIONAMENTO DE MOLAS 6
5. TIPOS DE MOLAS 8
5.1. MOLAS DE FEIXE 8
5.2. MOLAS DE FLEXÃO 9
5.3. MOLAS DE TORÇÃO 10
5.4. MOLA EM ANÉIS 11
5.5. MOLAS DE TRAÇÃO 12
5.6. MOLAS BELLEVILLE 12
6. MONTAGEM E COMPOSIÇÃO 13
7. TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS 14
1. Introdução
Ao longo da historia a mola sempre exerceu um importante papel no desenvolvimento de equipamentos que sofrem força. A mola esta presente desde de uma simples caneta, até em naves aeroespaciais, existe uma diversificada gama de formatos e composição.
Por definição mola é um objeto e com que se dá impulso ou resistência a qualquer peça, para imprimir movimentos, amortecer embates, prender um objeto, destinada a reagir, depois de haver sido dobrada, vergada, distendida ou comprimida, a partir desta definição podemos notar a importância de tal peça para a sociedade.
Este trabalho tem por objetivo esclarecer as variáveis que caracterizam uma mola, bem como citar as principais aplicações, explicar seu funcionamento e a mostrar os mais importantes tipos de formatos de molas.
Molas são usadas em máquinas para exercer forças, proporcionar flexibilidade, ou ainda, para armazenar ou absorver energia. Em geral, as molas podem sem classificadas como molas de fio ou planas que incluem as helicoidais, feitas de fio em seções circulares, quadradas ou especial e podem ser desenvolvidas para resistir a compressão, tração e torção.
2. Molas
Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica. As molas são feitas geralmente de aço endurecido.
Trata-se de um elemento único ou uma associação de elementos (sistema) capaz de assumir notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenar uma