Desafio Profissional
Os lavadores de gases são equipamentos destinados ao tratamento de gases quimicamente agressivos, tratando-se, portanto, de um equipamento indispensável para o combate à poluição, de acordo com as exigências da CETESB.
O processo de tratamento consiste na entrada dos gases pela parte inferior do lavador, onde os mesmos recebem um primeiro contato com a solução neutralizante, que está sob a forma de "névoa densa", ocorrendo uma reação química, estando os gases em contra fluxo com o líquido.
A solução é aspergida sob a forma de névoa, através de pulverizadores e posteriormente recolhida em um reservatório na parte inferior do lavador e circulado para o meio de lavagem. O processo poderá ser acompanhado através de visores especiais localizados no corpo do lavador, permitindo maiores condições de verificação para efeitos de eventuais manutenções. Os lavadores são utilizados com eficiência em: Galvanoplastia, Anodização, Decapagem, Fosforização, Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Papel e Celulose, Laboratórios Químicos e Cinematográficos, Fornos e outras aplicações.
As aplicações dos lavadores, estão condicionadas a uma prévia consulta para indicar o modelo e as condições necessárias para a melhor eficiência dos equipamentos com o mais adequado custo para solucionar os seus problemas de poluição ambiental. Lavador de gases é um equipamento utilizado no controle de poluição do ar, cujo objetivo é a remoção do material particulado de um fluxo de gás, pela colisão destas partículas com gotas de um meio de lavagem (geralmente água).
Com a colisão das gotas com as partículas, estas, rompendo a tensão superficial da gota, atravessam sua superfície, ficando assim retidas.
As partículas umidificadas, pelo aumento de sua massa e pela tendência a aglutinar, podem ser removidas por meios mecânicos simples (eliminador de gotas).
Para promover a desejada interação entre as partículas e gotas, uma certa quantidade de energia é necessária, para nebulizar o meio