Fluxograma de Serigrafia
Nomes: Marlene Menezes
Nayara Silva
Sarah Cazzoni
Yasmin de Almeida
Professor: Edson Justino
:
Data de entrega 11 de Novembro
Gravação da matriz:
Para iniciarmos o processo de gravação da matrz primeiramente aplicamos a tela o desengordurante e deixamos agir por 5 minutos, após esse tempo lavamos a tela e a colocamos para secar na secadora.
Após a secagem da tela aplicamos a emulsão (bloqueador permanente) três vezes na tela até que a mesma esteja coberta com a emulsão, sem deixar que a mesma tenha contato com a luz, ao terminar colocamos a tela para secar na secadora.
Após a secagem pegamos o filme a ser revelado e centralizamos na tela do lado ilegível e colamos esse filme com fitas transparentes, logo após colocamos a tela na máquina
Gravadora de Matriz Serigráfica que ira dar exposição de luz UV de 180 segundos.
Ao terminar a exposição tiramos o filme da tela e à lavamos com o jato da água que ira retirar as áreas de imagem ou seja área de grafismo, após isso é só colarmos para secar. Acerto da mesa de impressão:
Antes da impressão ser feita, deve haver uma etapa onde se prepara o acerto da mesa de impressão. Nessa etapa, deve ser realizado o posicionamento da tela, o acerto de registro (esquadro) e o acerto fora de contato (cola). Isso para que a impressão fique num alinhamento adequando e para que não haja diferença no posicionamento de uma impressão para a outra.A cola é inserida na mesa, em pouca quantidade, devendo ser secada em alta temperatura para que ocorra uma maior adesão entre papel e mesa, impedindo assim que o substrato permaneça parado até o final da impressão.
Após esta etapa de ajuste, já pode se começar a impressão.
Esse processo ocorre de seguinte maneira:
Primeiro é realizada a aplicação da tinta