Molar
O grupo dos molares localiza-se na porção posterior do arco dental, distalmente aos pré-molares. É composto por doze dentes, sendo seis em cada arco, três em cada hemi-arco. Os molares não sucedem a nenhum dente da dentição decídua, sendo denominados dentes monofisários. Ainda são considerados por alguns autores como dentes pertencentes a dentição decídua, só que com a erupção tardia. Porém seu tamanho e sua morfologia detalhada sugerem uma maior aproximação anatômica aos dentes permanentes do que os dentes decíduos.
Devido ao seu posicionamento posterior, o grupo dos molares também recebe o nome de dentes posteriores ou dentes jugais. Podem ainda ser denominados grupo dos dentes multicuspidados ou dentes triturantes.
Esse grupo é formado pelos primeiros, segundos e terceiros molares, e a sua nomenclatura é baseada no posicionamento do dente no arco: primeiro molar, segundo molar ou terceiro molar; a que arco o dente pertence: superior ou inferior e a que lado do arco o dente pertence: direito ou esquerdo.
FUNÇÃO E CRONOLOGIA
A principal função dos molares é a da trituração dos alimentos. A sua morfologia multicuspidada aliada a seu posicionamento posterior, onde a concentração da força muscular é maior (músculo masseter e pterigoide medial) permitem um rendimento mastigatório maior do que qualquer outro dentel. Eis a razão porque eles apresentam mais volumosos e robustos. Os molares também tem a função da manutenção da dimensão vertical de oclusão. A sua presença impede o fechamento da mordida com consequente proteção da mandíbula, isso acarretaria um envelhecimento prematuro sobre cargas e traumas oclusais. É também responsável pelo sustentação da bochecha e assim como os demais dentes eles são essenciais na fonética.
Cronologia
1° Molar -----------------------------------------------------------
Superior: 7 anos
Inferiores: 7 anos
2° Molar