Anatomia dos pré-molares e molares
ANATOMIA DOS ELEMENTOS DENTÁRIOS POSTERIORES SUPERIORES E INFERIORES
TERESÓPOLIS
12 DE NOVEMBRO DE 2014
TALITA PONTES FIGUEIRA
ANATOMIA DOS ELEMENTOS DENTÁRIOS POSTERIORES SUPERIORES E INFERIORES
Nomenclatura dos elementos dentários; Nomenclatura e descrição das faces dentárias e seus terços; Descrição das características específicas de cada elemento dentário.
TERESÓPOLIS
12 DE NOVEMBRO DE 2014
NOMENCLATURA DOS ELEMENTOS DENTÁRIOS
NOMENCLATURA E DESCRIÇÃO DAS FACES DENTÁRIAS E SEUS TERÇOS
A face que se volta para o vestíbulo da boca, é a face vestibular (V) e a que se volta para a língua, é a face lingual (L). Ambas se opõem e são conhecidas como faces livres.
As faces de contato, também conhecidas como faces proximais, opostas entre si, são a face mesial (M), a mais próxima do plano sagital mediano no ponto em que ele corta o arco dental, e a face distal (D), a mais distante do plano mediano.
Com propósitos de descrição de uma porção específica do dente, ou para se localizar nela algum detalhe anatômico ou alteração patológica, o dente pode ser dividido em terços, por linhas imaginárias. Se as linhas forem horizontais, os terços da coroa serão: cervical, médio e oclusal (incisal). Se as linhas forem verticais, os terços da coroa serão: mesial, médio e distal (dividem as faces vestibular ou lingual) ou vestibular, médio e lingual (dividem as faces mesial e distal).
Vista vestibular Vista proximal
DESCRIÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE CADA ELEMENTO DENTÁRIO
Primeiro pré-molar superior (14 ou 24)
Face vestibular - esta face é semelhante à do canino superior, apesar de ser um quarto menor e ter seus sulcos e convexidades menos desenvolvidos. A única grande diferença no formato é o segmento mesial da aresta longitudinal da cúspide, mais longo que o segmento