moedas brasileiras
Na semana passada, o Banco Central do Brasil lançou as primeiras moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.
Segundo o comunicado divulgado no site da instituição, são nove moedas: uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum.
A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor, e no verso, dedica-se à corrida de 100 metros rasos.
Já as moedas de prata são dedicadas ao Rio de Janeiro. Os versos apresentam lugares cariocas mais conhecidos como fundo para atividades olímpicas: remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. Os reversos trazem toninhas (golfinhos), bromélia, Arcos da Lapa e Bossa Nova, servindo de início para quatro séries temáticas: Fauna, Flora, Arquitetura e Música.
E as moedas de circulação comum homenageiam várias modalidades olímpicas e paraolímpicas, como golfe, para triatlo, natação e atletismo.
O resto das moedas comemorativas, cujo desenho foi apresentado em janeiro passado, será lançado no primeiro semestre de 2015
Brasil e Uruguai já podem fazer comércio com moeda própria
Mecanismo vai aumentar o acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado do real e do peso uruguaio e reduzir custos de transação
O Brasil e o Uruguai poderão, a partir da próxima segunda-feira (1º), fazer trocas comerciais e remessas nas próprias moedas. A circular estabelecendo o prazo foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, um dia após a diretoria do Banco Central (BC) aprovar o acordo entre os bancos centrais dos dois países. O mecanismo também será usado para o pagamento de aposentados e pensionistas.
Em outubro, os presidentes dos bancos centrais do Brasil, Alexandre Tombini, e do Uruguai, Alberto Graña, firmaram o acordo durante reunião de presidentes dessas instituições na América do Sul, em Lima, no Peru. Para passar a valer, no entanto, o convênio precisava da aprovação do corpo técnico das duas