Modulos de entrada e saida
Todo computador compreende em um conjunto de componentes ou módulos de três tipos básicos (processador, memória e E/S) que comunicam entre si. Com efeito, um computador é uma rede de módulos básicos. Assim, têm de existir caminhos para ligar os módulos em conjunto. A colecção de caminhos que ligam os vários módulos é chamada estrutura de interconexão. O desenho desta estrutura irá depender das trocas que devem ser feitas entre módulos.
Memória: Tipicamente, um módulo de memória consistirá de palavras de tamanho igual. Cada palavra de dados pode ser lida da, ou escrita na, memória. A natureza da operação é indicada pelos sinais de controlo de Leitura e de Escrita. O lugar para a operação é especificado por um endereço.
Módulo E/S: De um ponto de vista interno (ao sistema de computação) a E/S é funcionalmente semelhante à memória. Há duas operações, leitura e escrita. Além disso, um módulo de E/S pode controlar mais do que um dispositivo periférico. Podemos referirmo-nos a cada um dos interfaces para um dispositivo periférico como um porto e dar um endereço único (e.g., 0,1,...,M-1) a cada um. Cumulativamente, há para o dispositivo periférico, caminhos exteriores, para a entrada e a saída de dados. Finalmente, um módulo de E/S pode ser capaz de enviar sinais de interrupção para o processador.
Processador: O processador lê instruções e dados, escreve os dados após o processamento e usa sinais de controlo para comandar a operação do sistema na sua globalidade. Também recebe sinais de interrupção.
A lista anterior define os dados a trocar. A estrutura de interconexão deve suportar os seguintes tipos de transferências:
MemóriaProcessador: O processador lê uma instrução ou uma unidade de dados da memória.
ProcessadorMemória: O processador escreve uma unidade de dados na memória.
E/SProcessador: O processador lê dados de um dispositivo periférico através de um módulo de E/S.
ProcessadorE/S: O processador envia dados para um