Modulo I - resumo
O módulo I destaca a função social da escola, situando a historia da política do Brasil e da educação de uma forte tradição de uma escola para poucos. Essa situação começou a mudar já no século XX, depois da Proclamação da Republica. Estudar algumas ideias sobre a escola no passado e no presente é importante para a gestão escolar, pois dá a capacidade de compreender o contexto e as relações em que se desenvolve a prática educativa. A escola onde trabalhamos não está solta no espaço, mas articula-se com o movimento mais amplo e mais largo da história da educação no mundo e no Brasil. Quando nos situamos nesse mundo e nessa história, mais facilidades têm de compreendermos o presente e buscar a mudança daquilo que pode ser mudadas.
Revela que somente a partir do século XX há mudanças no campo da educação com os eventos e datas importantes de diferentes aspectos da vida brasileira: a cultura (Semana da Arte Moderna), a economia (quebra da Bolsa de Valores de Nova York), a política (Revolução de 1930 e Estado Novo) e a educação (Manifesto dos Pioneiros). As ideias do movimento da Escola Nova foram incorporadas à Constituição de 1934 que estabeleceu a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário. Em 1961 tivemos a primeira LDB Lei de Diretrizes de Bases de Educação de âmbito nacional (Lei nº 4024/61), a partir de 1964 novas reformas veio com duas leis importantes a Lei nº 5.540/68, que desencadeou a reforma universitária; e a Lei nº 5.692/72, que reformou o ensino primário e secundário, ampliando a oferta da escolaridade de quatro para oito anos, instituindo o ensino de 1º e 2º graus e propondo a profissionalização do ensino.
Destaca o trabalho da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI instituída pela UNESCO que produziu relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constitui os